A iluminação é parte fundamental na decoração de qualquer ambiente. Além de dar mais personalidade ao espaço, deixando-o mais atraente e bonito, é possível realizar suas atividades com mais facilidade. A mobília é realçada e um ar de aconchego é dado ao local. Com as técnicas corretas de iluminação, você poderá desviar atenção de alguma parte da casa e focar em objetos de decoração, obras de arte ou qualquer outra área que desejar. Outra forma de planejar a iluminação do ambiente em que você vive é personalizá-la de acordo com o seu estilo de vida ou com a rotina de quem mora na casa. Para isso, aproveite as inúmeras opções disponíveis no mercado: luminárias, lustres, plafons, pendentes, lâmpadas dicroicas e até luzes de LED, e ilumine a sua sala, quarto, escritório na medida certa. No entanto, não esqueça que além das luzes artificiais, a luz natural também deve ser aproveitada ao máximo para que durante todo o dia você possa desfrutar de um ambiente bem iluminado.
Cada cantinho de sua casa, mesmo que pequeno, pede um tipo de iluminação especial. A tonalidade das lâmpadas utilizadas influencia – e muito – no clima criado no ambiente, que deve ser diferente em locais utilizados para trabalhar ou relaxar, por exemplo.
A luz branca ou fluorescente é mais utilizada em escritórios, banheiros e cozinhas, pois, além de deixar as pessoas mais ativas, dá a sensação de claridade e limpeza, ideais para estes cômodos. Uma boa dica para evitar muita impessoalidade e tornar a casa mais aconchegante é investir em focos de luz dicróica (refletora) sobre as bancadas.
Se optar por utilizar apenas a luz branca em algum destes ambientes, o ideal é colocar duas lâmpadas paralelas, com reatores diferentes. Isso aumentará a sensação de bem-estar para as pessoas que passarem longos períodos no local.
Ainda nos banheiros, é uma ótima ideia investir em focos de luz sobre os espelhos, que impedirão a formação de sombras, auxiliando bastante na hora de se maquiar ou fazer a barba. A dica é válida também para espelhos localizados em closets.
Para ambientes de relaxamento, como salas de jantar, home theaters e quartos, a melhor opção é a luz amarela. Existem atualmente, no mercado, versões fluorescentes da lâmpada que são 80% mais econômicas. Além de vida útil 10 vezes maior, ainda têm o mesmo efeito da incandescente.
Para quem quer economizar na conta uma boa saída é investir na iluminação em LED. Apesar de ser um pouco mais cara do que as outras, essa lâmpada reduz em até 90% o consumo de energia, além de possuir a maior vida útil do mercado, 50 mil horas.
OPÇÕES
Lustres – Boa opção para iluminar salas de jantar ou estar, acima de uma mesa, por exemplo. Além de iluminar, possuem também a função de decorar o ambiente, dependendo do material do qual são feitos, atualmente o lustre com cristais é um dos mais usados.
Pendentes – Ficam lindos quando usados em construções com pé direito alto. Podem ser combinados, formando lindos conjuntos de iluminação. Se forem usados acima de mesas, devem estar a uma distância mínima de 70 cm da superfície e pelo menos 1,5 m do chão.
Abajures – Cumprem muito bem a função decorativa, podendo ser usados em salas e quartos. Além disso, podem ser funcionais e práticos para a realização de leituras. Uma ótima e tradicional combinação é a de abajur e criado-mudo nos quartos.
Plafon – Indicado para iluminação geral, embutida ou sobreposta, por oferecer luminosidade uniforme, suave e elegante. É mais utilizado em salas de TV e quartos.
Arandelas – Oferecem charme, tanto para iluminação interior como exterior. Assim como os lustres e pendentes, tornam-se parte da decoração da casa.
Spots – Ótima saída para iluminação direcionada. Focar em quadros, esculturas ou outros objetos de decoração é a melhor pedida.
Veja alguns exemplos interessantes:
Olhem só essa luminária, super criativa e fácil de fazer...
É preciso também ter cuidado para que o material e cor do lustre estejam combinando com a mesa e cadeiras em casos de salas de jantar. Se você tem por exemplo uma mesa em madeira, é legal investir em um lustre ou uma luminária um pouco mais rústicos.







Nenhum comentário:
Postar um comentário